-
Arquitetos: Gabriel Garbin Arquitetura
- Área: 805 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Rafaela Netto
-
Fabricantes: Alcoa, Deca, PavBrasil
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa de campo de aproximadamente 805 metros quadrados foi concebida para uso sazional de uma família de 04 pessoas, casal e dois filhos, no Município de Itu, Estado de São Paulo. O projeto da casa em formato “L” fecha a casa para o terreno e contempla a convivência dos ocupantes através da ligação visual proporcionada pelas grandes aberturas que usam a piscina como eixo central do ponto de observação.
A área social é marcada por um grande volume sem pilares que contêm sala de jantar, living e sala de TV que estão interligados com a generosa varanda que contém a cozinha gourmet e outro ambiente de estar. Dessa forma temos dois ambientes de 06 x 13 metros que podem ser integrados quando as 05 grandes folhas de portas de correr de alumínio e vidro são recolhidas.
Os dormitórios estão posicionados em apêndices do volume da área social dando privacidade para os moradores quando recebem hóspedes .
A parte de serviço está posicionada lindeira ao social onde temos a sala de jantar integrada à sala de jantar.
Os materiais utilizados remetem à arquitetura colonial brasileira onde temos o reboca rústico com o revestimento das paredes e o cimento queimado no piso de toda a casa. Na piscina foi utilizado fulget no perímetro e azulejos azul claro como revestimento.
O Projeto estrutural prevê todas as vigas da casa invertidas para que os ambientes se integrem de maneira fluída com grandes vãos piso teto.
A casa prevê reuso de águas pluviais, aquecimento de água através de placas de energia solar, dimerização dos ambientes, placas foto-voltáicas para a iluminação do jardim e uma pequena central de compostagem na forma de um biodigestor para transformação dos resíduos orgânicos em adubo para o jardim.